Excesso de queratina estraga o cabelo!

Falei ontem sobre alguns produtos indicados para cabelos elásticos, que precisam de reconstrução, e uma leitora comentou sobre o excesso de queratina, e resolvi fazer um post pra esclarecer isso e evitar problemas para vocês.
O grande problema de todas nós é a tal da pressa, da ansiedade, porque, com o cabelo “esfarelando”,  super estragado, queremos que ele fique “bom” logo, queremos resultados imediatos, e, por causa disso, acabamos estragando o cabelo ainda mais.
Nessa ânsia por resultados rápidos, muita gente exagera na queratina, acreditando que seu uso é livre e que é a “receita”certinha para recuperar os fios. Um erro fatal!
Excesso de queratina
Sim, a queratina é a proteína vital do fio de cabelo, já que quase 90% dele é proteína, é queratina, que é constituída por aminoácidos. Mas, o seu excesso causa tantos problemas como a sua falta, problemas como  fragilidade,  ressecamento intenso,  porosidade,  quebra e enrijecimento da fibra capilar.
E nós cometemos excessos, porque no auge do desespero pra ver o cabelo bonito, quem quer esperar 15 dias entre uma reconstrução e outra? Queremos reconstrução semanal e usamos logo todo tipo de produto reconstrutor que encontramos, o que sobrecarrega o fio do cabelo, deixando-o rígido e áspero, duros mesmo.
Reconstrução, queratina, a gente usa uma vez por mês. Existem exceções? Sim, quando o cabelo está MUITO danificado, elástico, partindo, em corte químico, mas mesmo assim não existe a necessidade de usar todos os produtos à base de queratina.
excesso queratina cabelos
Exagerei, e Agora?
Ansiosas que são, vocês exageraram e os fios ficaram “duros e tesos”. O que fazer agora?
Para reverter o quadro é preciso cuidar de todas as etapas de tratamento dos fios, e isso inclui usar um shampoo que limpe mais profundamente para tentar remover o excesso de de queratina.
O ideal seria um shampoo antirresíduos, mas prefiram os mais suaves,ou, em caso de cabelos loiros e quimicamente tratados, optem por um shampoo para cabelos oleosos.
Após lavar os fios só com shampoo, aplique uma máscara nutritiva, rica em óleos ou manteigas vegetais, que contenha uma alta carga lipídica, para nutrir e proporcionar emoliência aos fios.
queratina em excesso
Com o cabelo “duro e teso”, os produtos nutritivos são essenciais “para amolecê-lo”, e uma umectação aqui faz um bem enorme aos fios.
O cabelo vai melhorar imediatamente? Não, de maneira nenhuma, mas, pouco ao pouco, o aspecto rígido vai melhorando e os fios vão ficando macios e sedosos novamente.
Acho que nem precisa dizer que, nesse período, todos os produtos que contenham queratina na formulação devem ter o uso suspenso, né?
Beijos

1 comentários:

Postar um comentário